Podemos definir o paisagismo como uma técnica voltada para a criação de áreas que podem recuperar determinado espaço ou ecossistema que foi destruído pela desordenada ação humana.
Para que isso seja possível, o paisagista recompõe espaços afetados com diferentes tipos plantas, se adaptando às necessidades de cada projeto.
Um dos principais objetivos do paisagismo é a recuperação de áreas deterioradas através da combinação de plantas de diferentes cores e formatos. O trabalho visa buscar um ambiente harmonioso e muito mais prazeroso para o convívio das pessoas.
Muitas vezes, o paisagismo é confundido com a jardinagem. No entanto, enquanto o paisagismo tem a função de planejar espaços verdes, a jardinagem é a responsável por executar aquilo que está no projeto. São distintas, mas precisam estar alinhadas para um resultado satisfatório.
Os benefícios do paisagismo para o tratamento de doenças
Atualmente, diversas pesquisas apontam os benefícios de espaços verdes em áreas urbanas, que impactam até mesmo na saúde dos seres humanos.
Como citado em nosso artigo sobre o poder das plantas, a ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos.
De acordo com a Universidade de Minnesota, um estudo realizado com pacientes cardíacos em Nova Iorque comprovou que a ansiedade diminuiu naqueles indivíduos que viram cenas de natureza e escutaram barulhos de água, pássaros e brisa do ar.
Tipos de paisagismo
- O paisagismo rural, definido como um tipo de paisagismo que visa ações de preservação e conservação.
- O paisagismo é urbano, ou seja, voltado para a criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento e contemplação. Integrando a natureza ao ambiente das grandes metrópoles.
- E o paisagismo de áreas internas que tem como principal missão complementar a decoração. Esse tipo de paisagismo é visto com frequência em jardins externos, jardins de inverno, varandas e terraços.
Técnicas mais comuns de paisagismo
- Jardins verticais: um projeto criativo para decoração de casas e ideal para otimizar espaços pequenos.
- Fazer caminhos: ideal para conectar os moradores com o jardim do ambiente.
- Revestimentos e pisos: para separar e organizar espaços com plantas e grama.
- Bancos e mesas: para transformar o ambiente em um espaço mais funcional.
- Plantar em vasos: a grande vantagem é a mobilidade para o luar desejado e várias configurações.
Benefícios do Projeto de Paisagismo
Um projeto que tem como principais pilares a ventilação, a estética e o clima, já se tornam mais claros os benefícios gerados pelo paisagismo. Já que são características capazes de elevar o bem estar e até a qualidade de vida, mesmo que momentaneamente (em espaços públicos, por exemplo), das pessoas que entram em contato com uma obra do tipo.
E quando se fala em obra, não se trata apenas de obras famosas, de renomados paisagistas, como é o caso do internacionalmente conhecido e referenciado Burle Marx. E sim de qualquer que seja o projeto paisagístico realizado por um profissional da área, como já citado, que tenha sido realmente pensado visando os três pilares mencionados.
Pontuando os benefícios, no que diz respeito ao bem estar, podem ser citados o relaxamento mental, a conexão com a natureza, e o fato de o ambiente se tornar muito mais agradável na presença de um paisagismo.
Tanto por ser esteticamente mais interessante, quanto por proporcionar maior conforto térmico, tanto em propostas externas, como uma praça pública, quanto internas, como um escritório.
Em uma escala de arborização urbana maior, é possível perceber que, quando há a presença de um projeto paisagístico bem pensado e executado, a cidade se torna mais bonita e agradável. O que minimiza, por exemplo, o calor, e até mesmo auxilia na drenagem natural em um período de chuva.
O que é um importante fator, especialmente nas grandes cidades, nas quais a ação antrópica desenfreada tende a tornar-se tudo cimentado e asfaltado. Muitas vezes, causando transtornos urbanos e muitas inclusive acidentes em detrimento do não escoamento natural.
Conclusão
Entende- se que o paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas as áreas onde se registra a presença do ser humano.
Não perca tempo! Fale conosco! CLIQUE AQUI e deixe-nos te ajudar na elaboração do seu Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e também para conhecer nossos outros serviços ambientais.